Notícias

Orientação para crianças dos 6 meses aos 3 anos

1) QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR PARA MANTER A SAÚDE BUCAL DO MEU FILHO?
Os pontos principais são a higiene cuidadosa, alimentação adequada, utilização de flúor de acordo com a orientação profissional e visitas regulares ao dentista.

2) QUEM DEVE FAZER A HIGIENE DA CRIANÇA?
A higiene deverá ser realizada pelo adulto que tiver maior tempo para executar essa tarefa com regularidade, interesse e calma (mãe, pai, avó, etc.) de acordo com as orientações recebidas pelo dentista.

3) COMO LIMPAR CORRETAMENTE OS DENTES DO MEU FILHO?
A partir da erupção do 1º dentinho, com uma escova apropriada, escovar após cada refeição e antes de dormir. Para facilitar, você poderá deitar a cabeça da criança no seu colo, numa mesa ou na cama para conseguir ver e alcançar o interior da boca. Assim que houver mais de um dente, passe fio/fita dental entre eles, nas faces laterais. Você poderá brincar com a criança para tomar essa experiência agradável. Ainda que a limpeza não seja perfeita, é muito importante porque você estará criando um hábito positivo.

4) HÁ ESPAÇO ENTRE OS DENTINHOS DO MEU FILHO, É PRECISO USAR FIO DENTAL?
Sim, pois quando vierem os permanentes você já terá criado o hábito.

5) QUE ESCOVA DEVO USAR? QUANDO TROCAR?
Escolha uma escova de cabeça pequena e cabo reto, com cerdas macias e planas, trocando-a mensalmente.

6) QUE PASTA DEVO USAR?
Como nessa idade a criança não sabe cuspir, a escovação deverá ser realizada sem pasta, assim como deverá ser evitada qualquer solução enxaguatória ou para bochechos a fim de evitar que os mesmos sejam engolidos. É perfeitamente possível se fazer uma boa higiene sem dentifrício.

7) O FLÚOR PRESENTE NESSES PRODUTOS NÃO É IMPORTANTE?
Sim, mas nessa faixa etária, o flúor só é seguro se utilizado conforme orientação do dentista que levará em consideração a presença ou não do flúor na sua água de abastecimento e o risco de cárie de seu filho, a fim de receitar ou não uma dose suplementar.

8) COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO DE MEU FILHO PARA BOM DESENVOLVIMENTO DA DENTIÇÃO?
Introduza uma dieta variada e nutritiva, acostumando a criança aos sabores naturais dos alimentos, evitando, ao máximo, a utilização de adoçantes (açúcar, mel, açúcar mascavo, etc). Ofereça alimentos consistentes (frutas, verduras e legumes, etc.) para estimularem o desenvolvimento ósseo dos arcos e a salivação que é uma defesa natural da boca.

9) BASTA REDUZIR O AÇÚCAR PARA SE EVITAR A CÁRIE?
Não, também é necessário diminuir o número de vezes em que ele é ingerido. Assim, torna-se importante ficar satisfeito nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) para se evitar o hábito de \"beliscar\" entre as mesmas.



10) O QUE FAZER NA FASE DE MUDANÇA ALIMENTAR DO BEBÊ (LÍQUIDA/PASTOSA/SÓLIDA)?
Quando for necessária complementação alimentar nos intervalos, ofereça lanches leves que não prejudiquem o apetite nas refeições maiores. Evite açúcares (refrigerantes, balas, chicletes, bolachas, mel) tomando cuidado com os \'açúcares ocultos (salgadinhos, pães, salsicha, catchup, mostarda e produtos industrializados em geral). Prefira sucos e frutas naturais, leite e principalmente, queijos que neutralizam os ácidos que atacam os dentes.

11) O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM OFERECE DOCES OU BALAS AO MEU FILHO?
Comunique às pessoas mais próximas (avós, tios, creche, etc.) sua decisão de orientar a alimentação de seu filho para prevenir as doenças bucais e convide-as a respeitar e cooperar para atingir esse objetivo. Ressalte que carinho e atenção são mais importantes que guloseimas. Para não ser radical, combine com seu filho um horário específico no qual ele poderá saborear seus doces preferidos e faça, em seguida, uma higiene cuidadosa. Explique a ele, desde cedo, porque em sua casa se evitam doces oferecidos por outra pessoa para esse horário especial.

12) EXISTE MAIS ALGUMA PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO AO AÇÚCAR?
Sim, muitos medicamentos infantis são apresentados na forma de xaropes contendo grandes quantidades de açúcar assim como os glóbulos homeopáticos. Enquanto durar o tratamento, redobre os cuidados com a higiene, escovando os dentinhos de seu filho sempre que necessária uma dose de remédio.

13) É VERDADE QUE OS ANTIBIÓTICOS ENFRAQUECEM OS DENTES?
Não existe prova científica para essa afirmação. Devem-se apenas, evitar antibióticos chamados TETRACICLINAS e seus derivados durante a fase de formação dos dentes (até 16 anos) para que não fiquem manchados.

14) POR QUE DEVO PREOCUPAR-ME COM OS DENTES DE LEITE JÁ QUE VÃO CAIR?
Para a criança alimentar-se bem e com prazer é necessário que seus dentes estejam em bom estado, sem causar desconforto, para uma mastigação eficiente dos alimentos são importantes na articulação das palavras e na estética (se forem limpos e sadios a criança ficará motivada e valorizará a saúde bucal). Alem disso, eles servem de orientação para o \"nascimento\" dos dentes permanentes e se forem perdidos fora da época (cárie ou acidente) podem causar sérios problemas nos dentes permanentes (perda, atraso e má posição).

15) COMO PREPARAR MEU FILHO PARA AS VISITAS AO DENTISTA?
Crie uma imagem agradável do dentista para a criança adquirir confiança nele. Procure transmitir uma atitude positiva e nunca utilize idéias negativas (injeção, dor, motor, etc.).