Notícias

Gengivite e o Beijo

Beijo na boca causa gengivite.
O problema cresce por causa do hábito de \"ficar\". A falta de escovação adequada e do uso do fio dental provoca a doença. A gengivite é uma infecção transmissível assim como a cárie. Há uma vermelhidão no contorno dos dentes, a gengiva incha e sangra. Tudo fica muito dolorido e sensível, e pode começar a perda do osso que sustenta o dente (osso alveolar) até o dente cair, se não for tratado a tempo.
Como a transmissão se dá por meio de sangue ou saliva, deve-se evitar o contato boca-a-boca com quem tenha. Pode passar dos pais ou da babá para o bebê só de assoprar a comida; ou no beijo entre os adolescentes. Por isso, as dicas são nunca assoprar a comida e dar uma olhadinha na boca antes de beijar. Há sinais que revelam se a pessoa tem gengivite.
Os sinais que identificam a gengivite são: vermelhidão excessiva no contorno das gengivas (em um ou mais dentes); contornos muito inchados e vermelho vivo (as gengivas devem ser rosadas); sangramento local com coisas simples como falar, beber ou comer algo; mau hálito.
O tratamento dependerá do grau da gengivite, iniciando-se com orientações sobre higienização. Em casos mais avançados, podem ser necessárias raspagens com anestesia e uso de medicamentos via oral.