Notícias

Como manter a boca saudável com o envelhecimento

Trabalhar para manter a boca saudável é mais importante do que nunca para adultos idosos, uma vez que a maioria das pessoas entre 55 e 64 anos de idade conservam alguns dos dentes naturais ou mesmo todos eles. Essa geração baby boomer precisa ter consciência de algumas condições especiais que podem afetar seus dentes e gengiva, desde a maneira como os medicamentos podem afetar a saúde bucal e geral até como a doença gengival não tratada pode levar à perda dental.
Dentes mais velhos ainda são suscetíveis à cárie, portanto é vital continuar com um programa de higiene bucal meticuloso que inclui a escovação e o uso de fio dental duas vezes ao dia, limpezas e exames regulares. Os dentes maduros são mais propensos à cárie ao redor das restaurações e na linha da gengiva (cáries radiculares). O flúor presente nos cremes dentais, nos enxaguatórios bucais e na água de abastecimento ainda é uma ferramenta importante na redução do risco à cárie.
O risco de cárie dentária também aumenta em pessoas com boca seca (xerostomia), que pode ser causada por medicações ou radioterapia da cabeça e do pescoço. Um dentista ou médico pode sugerir uma variedade de estratégias que podem ajudar pacientes com boca seca.
A doença gengival (periodontal) não tratada pode progredir lentamente e causar pouca ou nenhuma dor, mas se não for detectada pode prejudicar as gengivas e o osso de suporte, levando a retração gengival, perda de inserção dos dentes e perda dental. A falta de higiene dental, o uso de tabaco, más escolhas na dieta e problemas médicos também podem tornar a doença periodontal mais severa.
Casos de gengiva sensível ou inchada, gengiva retraída, dentes moles, alterações na mordida ou na maneira como as próteses se encaixam, mau hálito ou gosto ruim na boca também podem ser sinais de alerta que precisam ser avaliados por um dentista.
A doença periodontal também pode estar ligada a problemas de saúde como diabetes, doença cardíaca, derrame e problemas respiratórios, portanto é importante para a saúde geral que se tenha uma boca saudável.
Pessoas que fumam ou mascam tabaco apresentam um risco aumentado de desenvolvimento de cânceres bucais conforme envelhecem. Nos estágios iniciais, o câncer bucal pode ser difícil de detectar, portanto, abandonar o tabaco e fazer exames regulares para detecção do câncer bucal são recursos importantes para proteger a saúde bucal e geral.
Os mais velhos não precisam abrir mão de um sorriso bonito com o passar do tempo. Existem muitos tratamentos dentais cosméticos que são adequados para dentes maduros. Implantes dentais e próteses podem ser funcionais e esteticamente agradáveis para os que perderam dentes.

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.