Notícias

Medicina periodontal

O que é doença periodontal?
A doença periodontal é uma doença crônica que atinge os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, osso, ligamento periodontal e cemento. Apesar de ser provocada por bactérias, a maior parte dos danos causados por ela deve-se á destruição dos tecidos por agentes do próprio organismo, gerados durante a resposta a essas bactérias. A maioria da população adulta sofre de algum tipo de doença periodontal. Atualmente, considera-se cinco os tipos de doenças peridontais: gengivite, forma mais branda e reversível, que afeta apenas as gengivas; periodontite crônica, a forma mais freqüente, em que há envolvimento de tecido ósseo; periodontite agressiva; periodontite como manifestação de doença sistêmica e periodontites necrosantes.

Como ficar sabendo se tenho doença periodontal?
Seu dentista deve examiná-lo com freqüência adequada (a cada 6 meses) para avaliar o estado de saúde de dentes e gengivas. Para examinar adequadamente as gengivas é fundamental, além do exame clínico visual, realizar a sondagem com o auxílio de uma sonda periodontal. Recursos como radiografias periapicais e interproximais também são de grande valor para um exame adequado.

Qual a relação da doença periodontal com outras doenças?
O estudo da inter-relação entre doença periodontal e outras doenças e condições sistêmicas é relativamente recente (cerca de uma década) e foi denominado de Medicina Periodontal. A natureza desta relação não é totalmente clara ainda, mas parece ser explicada pela característica crônico-inflamatória da doença periodontal. O organismo, buscando defender-se da invasão bacteriana, produz uma resposta inflamatória tal que gera o aumento sistêmico de alguns componentes, acabando por tornar-se mais suscetível a outras doenças. Diversas doenças têm demonstrado relacionar-se com a doença periodontal. Podem-se citar as doenças vasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, diabete e nascimento de bebês prematuros de baixo peso. O fumo é outra condição amplamente estudada cuja interferência sobre a saúde bucal é marcantemente negativa. Pessoas que fumam podem ter até seis vezes mais chances de desenvolver doença periodontal, outras condições que estão também sob investigação são doenças pulmonares, osteopenia/osteoporose e doenças reumáticas.


Como posso evitar que a doença periodontal provoque danos à minha saúde?
Ainda não se pode definir, com exatidão, a extensão nem a natureza dessa interferência da doença periodontal em outras doenças. Assim sendo, não se sabe ao certo se a doença periodontal apenas aumenta o risco para certas doenças ou vice-versa, ou ainda se todas as doenças e condições, inclusive doença periodontal, são provocadas por um fator comum, por exemplo, genético. Sabe-se que, se você tem periodontite, você pode ter maior risco de desenvolver outras doenças, sendo imprescindível manter a saúde periodontal sob controle. De forma inversa, quando já há a presença de uma dessas doenças (cardiopatia, diabetes etc.),é importante realizar um controle rígido da saúde periodontal para que a doença preexistente possa ser devidamente controlada. Hoje em dia é cada vez maior o número de médicos que recomenda uma visita ao dentista como parte do protocolo de tratamento de cardiopatias e diabetes. Consultas ao dentista ou periodontista devem ser realizadas com freqüência adequada para cada indivíduo, definida pelo dentista, de acordo com a necessidade médica e odontológica do paciente. Controles odontológicos bem ajustados são grandes instrumentos para aquisição de saúde e qualidade de vida.