Notícias

A respiração bucal e as deformidades dento-faciais

Atualmente, os problemas respiratórios na infância estão cada vez mais freqüentes, porém pouca gente sabe da relação desses problemas com os problemas ortodônticos, principalmente nas crianças que respiram constantemente pela boca.
A respiração é junto com a mastigação um dos principais fatores que contribuem para o correto desenvolvimento dos ossos maxilares e conseqüentemente um correto posicionamento dos dentes.
Quando a criança passa a respirar pela boca, várias alterações começam a ocorrer:
- Passa a manter a boca aberta a maior parte do tempo.
- A língua passa a ficar mais baixa, junto ao assoalho da boca.
- Para facilitar a respiração bucal, projeta a cabeça para frente, esticando o pescoço, mudando a postura da coluna cervical.
O respirador bucal apresenta uma face característica:
- Nariz estreito;
- Narinas afiladas;
- Lábio superior curto;
- Boca entreaberta;
- Olheiras acentuadas.
Também pode apresentar baixo rendimento escolar, ser irrequieto, sonolento, apresentar cansaço intenso com pouco exercício físico, ronca e baba durante a noite e é um forte candidato a apresentar apnéia do sono ainda na infância.
É um problema sério, que envolve no tratamento vários profissionais, entre eles: o otorrinolaringologista, o ortodontista, o fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
Como toda alteração que envolve o crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares e arcadas dentárias, o tratamento ortodôntico das seqüelas da respiração bucal deve ser o mais precoce possível, mesmo enquanto a criança ainda tem os dentes de leite, para que essas alterações não se perpetuem durante o crescimento da criança, tornando mais difícil seu tratamento no futuro.