Notícias

Conhecendo as Manchas Dentais

Em diferentes fases da dentição os dentes das crianças podem desenvolver cores estranhas.

1)Manchas esverdeadas:
Estas manchas geralmente ocorrem no maxilar superior na frente da boca e na linha gengival. Estas manchas podem ser removidas com um pedaço de gaze, colocando um pouquinho de pasta ou de bicarbonato, e esfregando justamente onde o dente encontra a linha de gengiva. As manchas esverdeadas não indicam nenhuma anomalia.

2) Manchas Pretas:
São linhas escuras e pretas que circundam a linha gengival da frente e das costas da maioria dos dentes. Elas se formam quando as superfícies dos dentes se tornam manchadas por alguns dos sais que aparecem naturalmente na saliva. Ela é de difícil remoção. Normalmente é removida no consultório do dentista. No entanto retorna facilmente. Este tipo de mancha tende a desaparecer com 9 a 10 anos. Sabe-se que as crianças que tem este tipo de manchas normalmente têm baixo risco de cárie dental.

3) Manchas Alaranjadas:
É geralmente encontrada na linha gengival de dentes superiores e inferiores. É causada por bactérias que produzem cor (cromogênicas). Crianças com bactérias cromogênicas têm geralmente muita suscetibilidade a desenvolver cárie.

4)Manchas Brancas:
Normalmente aparecem em Incisivos Centrais, porém podem ser visualizadas em outros dentes. Podem apresentar-se lisas ou porosas. As lisas têm características de má formação de estrutura dentária interna, já as porosas má formação de esmalte.
Ao verificarmos a história clínica deste paciente nos deparamos com possíveis traumas dentários em dentes decíduos, período de baixa resistência orgânica, ingestão de flúor sem controle (creme dental), entre outras causas por muitas vezes desconhecidas.
O tratamento é individual para cada paciente e deve ser avaliado por um profissional da área.