Notícias

Dicas para parar de fumar.

Dentistas gozam de uma posição avantajada para aconselhar pacientes sobre o uso de tabaco e oferecer orientações e estímulo. Os efeitos do tabaco geralmente aparecem primeiramente na boca e garganta, e podem incluir câncer bucal; doença periodontal (da gengiva); atraso da cicatrização após extração dentária ou cirurgia; poucas opções para alguns tipos de tratamento odontológico (por exemplo, implantes dentários); mau hálito; língua e dentes manchados e diminuição da capacidade de sentir gosto e cheiro.
Usuários de tabaco têm ainda mais incentivos para abandonar o hábito: de acordo com a American Dental Association, fumar pode ser responsável por quase 75% das doenças periodontais entre adultos. Esse dado é digno de nota porque estudos recentes sugerem que a doença periodontal está relacionada com problemas como doença cardíaca.
Produtos do tabaco prejudicam o tecido gengival por afetarem a inserção de osso e tecido mole.
Um exemplo desse efeito é a recessão gengival – a gengiva retrai expondo as raízes dos dentes e aumenta o risco de desenvolver sensibilidade a frio e calor ou cárie dentária nessas áreas desprotegidas.
Existem diversas formas de parar de fumar. Se você está lutando para parar, talvez ainda não tenha encontrado a solução perfeita. Aqui seguem algumas dicas sugeridas pela ADA:
• Estabeleça uma data para parar e obedeça. Escolha para isso um momento de menos estresse.
• Solicite o apoio de sua família, amigos e colegas de trabalho.
• Pergunte ao seu dentista ou médico sobre a terapia de substituição de nicotina para uso nas tentativas de abandono do hábito. O uso dessas medicações pode dobrar suas chances de parar.
• Remova o tabaco e objetos relacionados de sua casa, escritório e carro.
• Busque ambientes livres de tabaco para se afastar das tentações.
• Exercite-se. Isso faz você sentir-se melhor consigo mesmo e com sua decisão de parar de fumar.
• Quando sentir forte desejo de tabaco, lembre-se de quatro dicas importantes: espere (o desejo passa em 5-10 minutos); beba água (ajuda a eliminar as toxinas do seu corpo); faça outra coisa (distraia-se com alguma atividade) e respire fundo (inspirar e expirar profundamente são
relaxantes).
• Analise as dificuldades e trace um plano realista para lidar com desafios.
Quando você conseguir parar de fumar, converse com seu dentista sobre a remoção de manchas dos dentes.

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.