Notícias

Para fazer documentação radiológica

As radiografias são importantes para se examinar as estruturas da cavidade oral, registrando-se as imagens em um filme, através da emissão de raios-x, um tipo de radiação eletromagnética, de forma que esta variação na absorção de raios em diferentes tecidos, produza uma imagem, que é o revelado nas radiografias.

As radiografias em Odontologia podem ser de várias formas: a periapical, para ver dentes e ossos, a interproximal, para ver cáries e excessos de restaurações, a oclusal, para ver fraturas ou lesões, a panorâmica, para ver a boca toda de uma só vez e a tomografia, para se ver cortes dos ossos feitos em simulações de computador, mais usada para a avaliação e colocação de implantes.

Boas radiografias, em aparelhos modernos e potentes, são aliados imprescindíveis de um bom diagnóstico, que representa cinquenta por cento na solução de muitos problemas odontológicos, principalmente os mais complexos e delicados. Além de indicar qual é o problema, as radiografias revelam onde e como ele está, se em fase inicial, ou adiantada, dando elementos para determinar a hora e a maneira certa de intervir. Depois de solucionados, as radiografias colaboram também para nos certificar se toda a extensão do mal foi solucionada.

Nunca se deve ou se precisa tirar radiografias sem solicitação de um Dentista. Não só pela radiação, pelos custos, mas pelas especificações que uma solicitação contém, ou seja, o que se pretende especificamente observar.

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.