Notícias

Comer à noite e a ligação com a perda de dentes

Pessoas que tendem a comer um quarto ou mais das calorias diárias após o jantar fazendo um lanche à noite diversas vezes por semana podem não apenas estar expandindo a cintura, mas também prejudicando a saúde dental, de acordo com pesquisadores dinamarqueses.

Um estudo das fichas de mais de 2,2 mil adultos, com idades entre 30 e 60 anos, que participaram de um estudo médico dinamarquês, avaliou dois momentos num período de seis anos (1987-88 e 1993-94). Apenas 8% dos participantes, 173 no total, foram diagnosticados como pessoas, que à noite, consomem pelo menos um quarto das calorias de cada dia após a refeição ao anoitecer e relataram acordar no meio da noite para fazer um lanche pelo menos duas vezes por semana.

Analisando as fichas dos participantes, os pesquisadores observaram que essas pessoas perderam mais dentes no período de seis anos, mesmo levando em conta as idades dos participantes, estado de diabetes e tabagismo, índice de massa corporal e consumo de açúcares e carboidratos. Aqueles que não estavam neste grupo, não diabéticos e não fumantes apresentaram perda de dentes significativamente menor.

Os pesquisadores teorizam que, uma vez que as pessoas produzem menos saliva durante a noite, quem come neste período não têm saliva suficiente para remover os resíduos de alimentos da boca. Recomendam que dentistas e pacientes discutam os comportamentos de alimentação no período da noite e que os pacientes escovem os dentes todas as noites depois de comer para ajudar a preservar os dentes.

Converse com seu dentista sobre as estratégias de cuidados bucais se você achar que possui um comportamento alimentar prejudicial à sua saúde bucal.