Notícias

Vício do Fumo

Eu sou o cigarro. Sou uma droga que lentamente leva as pessoas à enfermidade.
Muitas estão nos hospitais por minha causa.
Tenho mais de 4.000 substâncias tóxicas, dentre elas 50 agentes cancerígenos, como o arsênico, o butano, o monóxido de carbono, e a nicotina.
O papel que me envolve contêm chumbo, terrível para a saúde.
Vagarosamente, sem pressa, vou conseguindo provocar no fumante uma porção de doenças. Vou dizer-lhe algumas delas: bronquite, enfisema pulmonar, hipertensão arterial, arteriosclerose, angina, cirrose hepática e muitas outras, até chegar ao câncer.
Enfraqueço os músculos e a visão. Deixo os dentes escuros e muito mau hálito, o cabelo fraco e feio, olheiras, a pele amarelada, unhas fracas, pigarro, etc.
Ligo-me aos fumantes de uma forma que não conseguem me deixar... Não são mais fortes de que eu!
Sou bem parecido com a gasolina, pois a fumaça que o automóvel libera enferruja rapidamente o escapamento, e eu, o organismo respiratório humano inteiro.
Ah! Também tenho elementos radioativos, como o potássio 40 - um emissor de raios beta - e o polônio 210. Dizem que quem fuma 30 da minha espécie por dia recebe, ao final de um ano, a irradiação de 300 radiografias.
Enfim, provoco um vício e um envenamento gradual. Experimente aconselhar quem fuma a me deixar! Eu os desafio!
Dou gargalhadas quando noto que mando na vontade dos fumantes.
Houve um tal de Sêneca, um filósofo, que disse: Procura a satisfação de ver morrer os teus vícios, antes que morras. Não leve a sério viu! Esses filósofos não sabem nada.
Sou tão forte que faço os outros ao meu redor fumarem por tabela!

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.