Notícias

Relatório constata aumento de cárie dentária em crianças pequenas

A cárie dentária entre as crianças pequenas dos EUA está aumentando, ao contrário da melhora da saúde bucal dos jovens, adolescentes e da maioria dos adultos, relataram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A proporção de crianças pequenas que nunca haviam tido cárie dentária nos dentes decíduos aumentou de 18% durante o período de 1988 a 1994 para 24% entre 1999 e 2004, diz uma análise de dados da National Health and Nutrition Examination Survey feita pelos CDC, uma importante fonte de informação sobre saúde bucal e assistência odontológica nos Estados Unidos desde o início da década de 70.
A cárie dentária é uma destruição do esmalte dos dentes. Ela ocorre quando alimentos contendo carboidratos (açúcares e amido) como leite, refrigerantes, passas, bolos ou balas são deixados nos dentes com frequência. As bactérias que vivem na boca se proliferam nesses alimentos, resultando na produção de ácidos. Durante um período de tempo, esses ácidos destroem o esmalte dental, causando a cárie dentária.
A tendência entre as crianças de 2 a 4 anos está, na verdade, distanciando-se da meta de 11% do Healthy People 2010 para essa faixa etária. O Healthy People 2010 é o terceiro documento de uma série do setor público-privado para promoção da saúde, prevenção de doenças e criação de metas e objetivos de acesso à saúde nos EUA.
Alterações que ocorrem com o envelhecimento tornam a cárie dentária um problema também dos adultos. A retração das gengivas, combinada com a incidência aumentada de doença periodontal, pode expor as raízes dentais à placa. As raízes dentais são recobertas por cemento dentário, um tecido mais mole do que o esmalte dentário, o que as torna suscetíveis às cáries dentárias e mais sensíveis ao toque, ao frio e ao calor.

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.