Notícias

Permanecer magro pode ajudar no combate à doença gengival.

Pesquisadores encontraram uma nova razão para se permanecer magro: isso pode ajudar no combate à doença gengival.
Um estudo feito na Faculdade de Saúde Pública de Harvard verificou que adultos acima do peso apresentam risco maior de doença gengival do que pessoas com peso normal.
O estudo, chefiado por Monik Jimenez, candidata ao Doutorado na HSPH, analisou as possíveis relações entre o excesso de peso e a doença periodontal – uma das doenças mais comuns dos dentes. Jimenez e colaboradores analisaram os dados de 37.000 homens que participaram do Estudo de acompanhamento de Profissionais da Saúde, um estudo longitudinal da HSPH patrocinado pelo National Institutes of Health, que vem acompanhando 51.000 profissionais da saúde de sexo masculino desde 1986. Todos os homens não apresentavam doença no início do estudo e foram acompanhados por até 16 anos, de 1986-2002. Os pesquisadores reuniram informações como altura, peso e auto diagnóstico de doença gengival e também medições da cintura e quadril desses homens.
De acordo com Jimenez, "A obesidade estava associada com um aumento de 29% no risco de doença periodontal no curso do estudo" em comparação com os indivíduos com peso normal. Os pesquisadores usaram a definição padrão de obesidade como um índice de massa corporal igual ou superior a 30. "Este é um dos primeiros estudos, se não o primeiro, a demonstrar essa relação tão significativa num grupo significativamente grande de pessoas", diz Frank B. Hu, professor de Nutrição e Epidemiologia na HSPH ao Harvard Crimson.
Os pesquisadores do estudo dizem acreditar que a ligação é favorecida pelas adipocinas, substâncias inflamatórias secretadas pelo tecido adiposo. A adiposidade aumentada, medida pela maior proporção cintura-quadril, leva ao aumento da produção de citocinas, as quais se acredita promoverem doença periodontal, segundo Hu.
As doenças periodontais são classificadas de acordo com a severidade da doença. Os dois maiores estágios são a gengivite e a periodontite. De acordo com a American Dental Association, a gengivite é uma forma mais suave e reversível da doença periodontal que afeta apenas a gengiva. A gengivite pode levar a estágios mais sérios e destrutivos da doença periodontal, como a periodontite – que pode levar à perda dental.

Em caso de dúvida sobre o texto abordado, entrar em contato com a equipe da Clínica Odonto Family Centro de Especialidades Odontológicas Ltda. - Rua Duque de Caxias, 193 - Centro - Cascavel – PR – Fones: (45) 3038-5836 e 3224-5836.