Especialidades

Endodontia

É a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e de todo o sistema de canais radiculares e esta relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não. A polpa é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intracelulares.


O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado em casos de lesões de cárie extensa, fraturas dentárias, trauma oclusal, lesões endoperiodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas; visando a manutenção do dente na cavidade bucal e da saúde dos tecidos periapicais.



Atualmente, o tratamento de canal não é um procedimento doloroso. Com o uso da anestesia, o tratamento de canal é praticamente indolor e, algumas vezes, no caso de polpa mortificada, não é necessário anestesiar. Pode ser um procedimento desconfortável porque o paciente precisar ficar muito tempo com a boca aberta.

 

 

Mas existem exceções, como infecções ou inflamações severas subjacentes, que devem ser previamente controladas com medicação adequada, realizando o tratamento de canal posteriormente, porque quando o local está inflamado o anestésico acaba não agindo de maneira satisfatória.