Notícias

Saúde bucal X Câncer de mama!

A higiene bucal é necessária para não agravar as manifestações orais, influindo no bom andamento do tratamento. A má escovação dental, presença de biofilme e gengivite facilitam o desenvolvimento de graus severos de mucosite oral, dor intensa, candidíase oral, impossibilidade de comer alimentos sólidos, desnutrição e internação hospitalar. Estes fatores encareceram o tratamento e retardam a alta médica. Hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas, potencializam a ação das drogas e seus danos no organismo dificultam e prolongam o tempo do tratamento.

Os tratamentos sistémicos,  como quimioterapia, ou locais como radioterapia,  e também os esquemas combinados, alteram a imunidade individual,  rompendo a estabilidade original e homeostase, levando a afecções bucais importantes. As glândulas salivares são sensíveis à ação das drogas, alteram a qualidade e quantidade de saliva (xerostomia), acúmulo de placa bacteriana e aumento da acidez bucal, favorecendo a desmineralização dental e agressão da mucosa oral.

É importante atentar para pacientes oncológicos com doenças sistêmicas associadas como: diabetes, doenças renais crônicas, hepáticas, neurológicas e cardiológicas, que podem cursar com manifestações bucais agudas,  que requerem cuidados e procedimentos especiais.

Para maiores esclarecimentos agende sua consulta na Odonto Family Centro de Especialidades de Saúde Ltda. Rua Duque de Caxias, 193 – Centro – Cascavel – PR. Telefones (45) 3224-5836/ (45)3038-5836 ou pelo nosso Whats App (45) 99116-9108