Notícias

Hipoplasia de Esmalte

A Hipoplasia de Esmalte é uma das anomalias de desenvolvimento mais frequentemente observadas na dentição humana. É definida como um defeito na formação da matriz de esmalte com quantidade de esmalte reduzida ou alterada, provocando manchas de coloração branco ao amarelo e marrons, erosões, esmalte poroso e até a ausência do mesmo.

Em alguns casos pode ser chamada de Hipomineralização de Molar-Incisivo (HMI), porque atinge os incisivos anteriores superiores e inferiores e também os primeiros molares permanentes.

Pode ser provocada por fatores sistêmicos ou locais:

Trauma nos dentes de "leite": Capazes de produzir "erosões" no esmalte dos dentes sucessores. Além disso, este tipo de erosão é assimétrico, envolvendo um dente ou ocasionalmente dois.

Infecção local: necrose e infecção da polpa dos dentes de "leite" podem resultar numa Hipoplasia de Esmalte nos dentes sucessores, dependendo da quantidade de envolvimento das células formadoras do esmalte dentário.

Outras causas: Radioterapia em região de cabeça e pescoço, em idade precoce; Prematuridade e baixo peso neonatal; Deficiências nutricionais, como falta de vitamina A e D; Hipocalcemia; Disfunções da glândula tireoide; Uso de Tetraciclina;

Um dos sintomas que podem surgir devido a esse defeito de formação, é a hipersensibilidade, que pode ser tratada com a remineralizarão terapêutica.